Sugestão de consumo

Foi condenado a 40 anos de prisão por um júri popular o policial que assassinou por asfixia George Floyd, nos EUA, caso que revoltou o mundo todo e levou os norte-americanos às ruas, em plena pandemia, em inúmeros protestos contra a violência policial e o racismo naquele país.

Aqui, onde está o júri popular que vai condenar o Carrefour – não a empresa de segurança ou seus seguranças, não a gerente da loja – pelo brutal assassinato de João Alberto, na véspera do Dia da Consciência Negra de 2020, no estacionamento de uma de suas lojas em Porto Alegre?

Enquanto discutia-se BBBs, paredões e toda sorte de superficialidades liberaloides superlativados pela capacidade de fazer lucro e produzir lacração, o Carrefour ofereceu acordo de 1 milhão de reais para a esposa de João Alberto, o mesmo valor oferecido como indenização pela morte do cachorro em uma de suas lojas em Osasco perpetrada pelas mãos de um de seus seguranças. Parece que o requisito para se conseguir um contrato com a bilionária francesa é matar o que incomodar aos olhos. Para o Carrefour, a vida de João Alberto vale o mesmo que a de um cão. Sua viúva recusou. Mesmo que aceite 100 milhões nunca terá João Alberto de volta e o racismo seguirá firme e forte, talvez um pouco mais cauteloso e discreto em suas manifestações públicas.

Por isso, eis uma singela sugestão de consumo da indignação – por vezes seletiva – distribuída gratuitamente no país desde tempos idos. Use sem moderação.

Carrefour assassino.

Racismo é crime. Vidas negras importam.

Não existe capitalismo sem racismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star